A
audiodescrição é um recurso que garante a acessibilidade que permite das pessoas com deficiência visual para
melhor entendimento de filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições,
mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto.
TRABALHO COM FILMES
O trabalho com filmes estimula a aprendizagem das crianças e desperta a criatividade. para pessoas com baixa visão ou cegueira, eeles devem ter audiodescrição.
Assista ao video com audiodescrição, clicando no link:
TRABALHO COM TIRINHAS
As tirinhas são um gênero textual
muito aceito entre as crianças pois elas são como as histórias em quadrinhos,
ou seja, utilizam-se de quadros para narrar um fato. Quadros estes que contém
desenhos e, na maioria das vezes, as falas estão nos balões. Contudo, seu
tamanho é menor que as histórias em quadrinhos, sendo algo para uma leitura
rápida. O tipo de tira mais popular é a de humor, porém, ela pode ser de
qualquer gênero.
Você
pode desenvolver essa atividade na sala de aula regular com toda turma ou na sala
de recursos multifuncionais em grupo ou individualmente. Poderia imprimir a
imagem da tirinha em tamanho ampliado e colocá-la em um cartaz. A professora
apresentaria a tirnha e leria a descrição da mesma contemplando assim tanto os
alunos ditos normais como os com deficiência visual.
É possível também usar aplicativos
online para converter as falas e descrições dessa tirinha em áudio, acessando o
site do SOAR: http://www.soarmp3.com/ . É um serviço online que
permite transformar texto em voz, com a possibilidade de salvar em um arquivo
MP3, sendo bastante apropriado para trabalhar os textos com as pessoas com
deficiência visual. Outro dispositivo para transformar texto em voz é o http://vozme.com/index.php?lang=en. Ambos são tecnologias online que podem ser empregadas
para apoiar o processo de inclusão sociodigital.
Os vídeos com audiodescrição também
tem a mesma funcionalidade do texto com descrição, no sentido de favorecer o
aluno cego ou com baixa visão a incluí-los nas atividades de leitura como os
demais alunos.
Veja um exemplo de como você pode
descrever as tirinhas para os alunos cegos ou com baixa visão:

Legenda: tira cômica, sem título, com a
personagem argentina Mafalda, do cartunista Quino.
Descrição: a tirinha colorida, com 4 quadros,
mostra Mafalda, uma menininha de aproximadamente 7 anos, com blusa vermelha de
gola branca, laço vermelho nocabelo preto com franja, lendo um livro, que está
sobre uma mesa redonda. Suas falas estão dentro de balões.
Q1: Mafalda debruçada sobre o livro,
com a mão segurando o rosto, lê: Ema vê a mesa da sala de estar.
Q2: Mafalda vira-se para o lado e
pergunta: Mamãe, o que é sala de estar?
Q3: Sentada à mesa, com as mãos
sobre o livro, ela escuta a resposta: É living. Ela responde: Ah, bom!
Q4: Mafalda, com a testa franzida e
debruçada sobre o livro e a mão segurando o rosto, reclama: Afinal, por que
eles não escrevem esses livros na língua da gente?
ESPERO QUE GOSTEM DESTAS DICAS!
Parabéns amiga, adorei suas postagens, os videos Eu não quero voltar sozinho e o da turma da Mônica, são muito bons e a audiodescrição é perfeita. Primeiro assisti com os olhos abertos, depois fechei e "ouvi", foi ótimo. É uma excelente dica para trabalharmos em sala de aula, tanto os conceitos dos vídeos, quanto fazer com que a turma se coloque no lugar daquele que é Deficiente Visual - cego e vivenciem o dia a dia do colega.
ResponderExcluirAdorei, um abraço