sábado, 7 de dezembro de 2013

AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA

       A audiodescrição é um recurso que garante a acessibilidade que permite  das pessoas com deficiência visual para melhor entendimento de filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto.

                                TRABALHO COM FILMES

         O trabalho com filmes estimula a aprendizagem das crianças e desperta a criatividade. para pessoas com baixa visão ou cegueira, eeles devem ter audiodescrição.


 




O filme “Eu não quero voltar sozinho” é um filme de curta-metragem em que é possível trabalhar com questões ligadas a sexualidade, preconceitos e respeito a multiplicidades. Uma dinâmica que seria de grande valia ao trabalhar também com o corpo de professores da escola, no sentido de chamar atenção a respeito da promoção da acessibilidade para o aluno com cegueira o baixa visão.

Assista ao video com audiodescrição, clicando no link:
                                    



                                         TRABALHO COM TIRINHAS

        As tirinhas são um gênero textual muito aceito entre as crianças pois elas são como as histórias em quadrinhos, ou seja, utilizam-se de quadros para narrar um fato. Quadros estes que contém desenhos e, na maioria das vezes, as falas estão nos balões. Contudo, seu tamanho é menor que as histórias em quadrinhos, sendo algo para uma leitura rápida. O tipo de tira mais popular é a de humor, porém, ela pode ser de qualquer gênero.
       Você pode desenvolver essa atividade na sala de aula regular com toda turma ou na sala de recursos multifuncionais em grupo ou individualmente. Poderia imprimir a imagem da tirinha em tamanho ampliado e colocá-la em um cartaz. A professora apresentaria a tirnha e leria a descrição da mesma contemplando assim tanto os alunos ditos normais como os com deficiência visual.
É possível também usar aplicativos online para converter as falas e descrições dessa tirinha em áudio, acessando o site do SOAR: http://www.soarmp3.com/  . É um serviço online que permite transformar texto em voz, com a possibilidade de salvar em um arquivo MP3, sendo bastante apropriado para trabalhar os textos com as pessoas com deficiência visual. Outro dispositivo para transformar texto em voz é o http://vozme.com/index.php?lang=en. Ambos são tecnologias online que podem ser empregadas para apoiar o processo de inclusão sociodigital.
            Os vídeos com audiodescrição também tem a mesma funcionalidade do texto com descrição, no sentido de favorecer o aluno cego ou com baixa visão a incluí-los nas atividades de leitura como os demais alunos.
Veja um exemplo de como você pode descrever as tirinhas para os alunos cegos ou com baixa visão:
 


Legenda: tira cômica, sem título, com a personagem argentina Mafalda, do cartunista Quino.
Descrição: a tirinha colorida, com 4 quadros, mostra Mafalda, uma menininha de aproximadamente 7 anos, com blusa vermelha de gola branca, laço vermelho nocabelo preto com franja, lendo um livro, que está sobre uma mesa redonda. Suas falas estão dentro de balões.
Q1: Mafalda debruçada sobre o livro, com a mão segurando o rosto, lê: Ema vê a mesa da sala de estar.
Q2: Mafalda vira-se para o lado e pergunta: Mamãe, o que é sala de estar?
Q3: Sentada à mesa, com as mãos sobre o livro, ela escuta a resposta: É living. Ela responde: Ah, bom!
Q4: Mafalda, com a testa franzida e debruçada sobre o livro e a mão segurando o rosto, reclama: Afinal, por que eles não escrevem esses livros na língua da gente?

                          ESPERO QUE GOSTEM DESTAS DICAS!


Um comentário:

  1. Parabéns amiga, adorei suas postagens, os videos Eu não quero voltar sozinho e o da turma da Mônica, são muito bons e a audiodescrição é perfeita. Primeiro assisti com os olhos abertos, depois fechei e "ouvi", foi ótimo. É uma excelente dica para trabalharmos em sala de aula, tanto os conceitos dos vídeos, quanto fazer com que a turma se coloque no lugar daquele que é Deficiente Visual - cego e vivenciem o dia a dia do colega.
    Adorei, um abraço

    ResponderExcluir