sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sugestões de jogos para trabalho com alunos com Deficiência Intelectual

            O professor de AEE deve propor estratégias e recursos diversos para favorecer o aprendizado do aluno que apresenta D.I. Os jogos proporcionam a aprendizagem de todos os alunos por meio de materiais concretos, interessantes, desafiadores e de atividades práticas. Para a criança com deficiência intelectual, sua utilização se torna ainda mais necessária, visto que lhe possibilita criar, refletir e interagir com os seus colegas e professores.
       A utilização de jogos com mediações apropriadas para cada aluno em sua especificidade permite que o mesmo supere as dificuldades nos seus mecanismos de aprendizagem: motivação, atenção, memória, transferência de conhecimentos e metacognição. Sugiro, portanto alguns jogos e atividades de fácil confecção que podem ser utilizados por todos os alunos na Sala de aula comum.


1-Recurso confeccionado na Sala de Recursos com rolos de papel higiênico, palitos para churrasco pintados com guache. As atividades a serem desenvolvidas com este jogo podem propiciar ao aluno com DI , bem como alunos em fase de alfabetização a se apropriar de conteúdos como: cores, quantidade, numerais.

2- Recurso confeccionado na Sala de Recursos para auxiliar aluna com DI a estabelecer rotina na sala de aula, noção de limites e espaço. A ROTINA proporciona à criança um sentimento de segurança, organização. Quando ela sabe o que vai acontecer durante o dia, a ansiedade é eliminada sendo possível trabalhar a confiança e autonomia.
3- Atividade desenvolvida com aluno com DI na sala de recursos sugerida aos professores da sala comum do agrupamento B  para estimular o trabalho com dinheiro
 e adição.
Obs.: Cada recurso foi confeccionado a partir do planejamento coletivo entre professores da sala de aula comum e da SRM, visando estimular o desenvolvimento global dos alunos e ainda o trabalho colaborativo em sala de aula comum.

5 comentários:

  1. Edma,muito interessante as atividades elaboradas por você, elas realmente contemplam os educandos com deficiência intelectual e o mais importante são confeccionados com sucata, objetos que poderiam estar no lixo como presenciamos cotidianamente mas que são facilmente reaproveitados e transformados utilizando a criatividade em objetos de aprendizagem, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Edma, gostei muito das atividades elaboradas, pois apresentam uma proposta simples e eficiente, onde os materiais podem ser confeccionados com a ajuda do educando, ficando dessa forma muito mais significativo para ele. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Edma, gostei muito da introdução que reafirma o uso dos jogos no AEE, ficou bem claro. Os recursos apresentados são muito interessantes, já que os alunos com DI, apresentam dificuldades com o raciocínio lógico matemático, com a rotina, e sistema monetário. As possibilidades apresentadas, possibilitam que este aluno assimile o conteúdo proposto com menos dificuldade. Parabéns! Ótimas sugestões!

    ResponderExcluir
  4. Edna, o quadro de rotina é algo muito importante para educando, e também orienta a família e a escola. E esse quadro que você colocou é de fácil contrução.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas suas sugestões, são recursos simples, mas, que propiciam crescimentos aos alunos.
    Um abraço

    ResponderExcluir