"Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve, serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas."(texto do fascículo do MEC; RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA.)
Os recursos apresentados a seguir foram adquiridos e adaptados para o aluno com deficiência física da Sala de recursos onde estou modulada:
CADEIRA ADAPTADA

MESA ADAPTADA
Mesa escolar confeccionada em tubo de aço retangular com regulagem de altura, tampo em madeira revestido com fórmica regulável de acordo com o tamanho do aluno para que o mesmo tenha uma boa adequação postural no momento das atividades. Além disso, ela pode ser inclinável, possui barreiras para segurar as atividades e para conter os membros superiores.
É ideal também para utilizar com cadeirantes que não podem ser removidos da cadeira de rodas.
PRANCHETA ADAPTADA
Prancheta adaptada para utilização com aluno com deficiência física, para a fixação das atividades. Foram colados pedaços de E.V.A no verso da prancheta para que a mesma não deslize na mesa.
Os recursos apresentados a seguir foram adquiridos e adaptados para o aluno com deficiência física da Sala de recursos onde estou modulada:
CADEIRA ADAPTADA
Cadeira
escolar confeccionada em tubo de aço redondo, com regulagem de inclinaçăo,
módulos de encosto e assento anatômicos confeccionados em espuma especial
injetada a partir de cálculos antropométricos em software 3D e revestimento em
tecido ou courvin. Apoio para cabeça confeccionado em espuma injetada fixado
com velcro e com ajuste de altura. Suspensório escapular em H, faixa abdominal
com fecho plástico. Apoio para os pés plano, removível, em plástico com rebordo
e com ajuste de altura com cinto de segurança, apoios reguláveis para os pés e para o pescoço.
É super necessária para uma boa adequação postural do aluno para melhor realização das atividades pedagógicas.
MESA ADAPTADA
Mesa escolar confeccionada em tubo de aço retangular com regulagem de altura, tampo em madeira revestido com fórmica regulável de acordo com o tamanho do aluno para que o mesmo tenha uma boa adequação postural no momento das atividades. Além disso, ela pode ser inclinável, possui barreiras para segurar as atividades e para conter os membros superiores.
É ideal também para utilizar com cadeirantes que não podem ser removidos da cadeira de rodas.
PRANCHETA ADAPTADA
Prancheta adaptada para utilização com aluno com deficiência física, para a fixação das atividades. Foram colados pedaços de E.V.A no verso da prancheta para que a mesma não deslize na mesa.
Boa tarde colega,
ResponderExcluirmuito interesante estes recursos de Tecnologia Assistiva. É muito bom sabemos que hoje as crianças com Necessidades Especiais podem contar com recursos de última geração, bom seria se esses recursos fossem disponibilizados para todos as crianças independentemente se estão ou não matrículados nas escolas da rede Municipal e Estadual sem custo para a família. Gostei da dica sobre a prancheta com E.V.A no verso para que a mesma não deslize na mesa.
Muito interessante a cadeira adaptada,a mesa e a prancheta ... Você contribuiu para a ampliação de conhecimento de recursos relacionados a Tecnologia Assistiva. A cadeira foi uma aquisição inovadora para os padrões de escola pública brasileira, ou estou equivocada? Que ações desse nível sejam ampliadas a todas as escolas públicas desse país!!!
ResponderExcluirMaravilhosos recursos apresentados! A prancheta é algo facil de obtermos, pratico para o uso diário e muito útil para a alfabetização de crianças com deficiência física! A mesa e a cadeira são recursos excelentes e desejados por todos professores da sala de AEE! Boa pesquisa de recursos! Parabéns!
ResponderExcluirMuito interessante os recursos que você apresentou. É muito bom sabermos que a Tecnologia Assistiva pode nos ajudar a proporcionar aos nossos alunos, melhores condições de aprendizagem e conforto. Parabéns pela sua postagem.
ResponderExcluirUm abraço