IKONOMIDIS,2010
define deficiência múltipla a partir do exposto na coletânea do
MEC :
“...é
o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física,
sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. No entanto,
não é o somatório dessas alterações que caracterizam a múltipla
deficiência, mas sim onível de desenvolvimento, as possibilidades
funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem
que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas”. (MEC,
2006).
A
principal diferença entre a surdocegueira e a DMU se refere à
possibilidade das pessoas com estas deficiências de receber ou não
as informações sobre o mundo que as cercam, sobre o que está à
sua volta.
Segundo
MAIA, 2011:
“A
pessoa que nasce com surdocegueira ou que fica surdocega não recebe
as informações sobre o que está sua volta de maneira fidedigna,
ela precisa da mediação de comunicação para poder receber,
interpretar e conhecer o que lhe cerca.(...) Na deficiência Múltipla
não garantimos que todas as informações muitas vezes chegam para a
pessoa de forma fidedigna, mas ela sempre terá o apoio de um dos
canais distantes (visão e ou audição) como ponto de referência,
esses dois canais são responsáveis pela maioria do conhecimento que
vamos adquirindo ao longo da vida.”
Os
alunos com surdocegueira
ou DMU apresentam necessidades físicas , médicas, emocionais e
educativas sendo que em todas elas tem como necessidade básica a
comunicação que pode ser receptiva, quando se recebe e processa a
informação seja através da escrita, da fala, da Libras, de odores
e outros e expressiva, quando se expressa através do uso de objetos,
do sorriso, do comportamento, de gestos, de toque, da voz, do choro,
do grito etc. Portanto, eles necessitam:
- Que a comunicação inicial seja pelo movimento corporal e vocalizações.
- Aprender por rotinas organizadas.
- De uma caixa de antecipação, que será sua primeira estratégia de comunicação.
- De estimulação para utilização do tato;
- Que haja um mediador para trazer as informações de maneira integral e coerente se torna imprescindível;
- De sistemas adequados de comunicação;
- Da utilização de gestos ou movimentos com os quais tenham a intenção de comunicar-se e desfrutar das atividades propostas.
- Da utilização de objetos de referência que possam representar as atividades a serem executadas, os horários a serem seguidos, qualificadores para qualificar ações, por exemplo: para Sim e Não o sim é representando por um objeto em formato de X e o Não em formato de Círculo, os lugares e as pessoas.
E
para a aquisição da comunicação, algumas estratégias são
utilizadas para pessoas com surdocegueira e DMU:
- O Tadoma que estabelece a comunicação através da sinestesia, a escrita no corpo ou nas mãos, a percepção das vibrações da voz e das simbologias( Língua de sinais nas mãos) e etc;
- Organização de rotinas para que através da repetição sejam criados os hábitos;
- Objetos de antecipação e referência para que os alunos apreendam e memorizem as atividades diárias, noções de tempo, espaço e sujeitos;
- Pistas de contextos, de movimentos e táteis para indicar a pessoa determinados procedimentos ou atividades;
- Desnaturalização do objeto para a escrita ou do sinal para o símbolo quando o aluno já reconhece os objetos de referências e antecipação e pode evoluir conceitualmente para a escrita;
- Pranchas e painéis imagéticos para promoção da comunicação alternativa e aumentativa;
- Constituição de sistemas de comunicação: Libras, Língua portuguesa escrita e oralização, Braille e etc.
Referências
IKONOMIDIS,
Vula Maria Apostila sobre “Deficiência Múltipla
Sensorial”,2010.
BOSCO,
Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. A
Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar -Fascículo
05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla.Coletânea
UFC-MEC/2010;
MAIA,Shirley
Rodrigues,
Aspectos
Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla.
São
Paulo:2011
Edma,seu texto ficou muito bom.Breve e completo.Parabéns mais uma vez pelo desempenho.
ResponderExcluirEdma, realmente a comunicação é muito importante, no meu texto faltou eu falar das pranchas de comunicação, que é uma alternativa de suma importância para a pessoa com deficiência múltipla. Parabéns pelo seu texto.
ResponderExcluirOlá Edma,
ResponderExcluirParabéns pela sua postagem, você abordou com clareza as necessidades básicas dos educandos com DMU e Surdocegueira e as estratégias necessárias para a aquisição da comunicação.