domingo, 20 de abril de 2014

SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

        A Surdocegueira é uma deficiência que apresenta perda auditiva e visual concomitantemente em diferentes graus, apresenta dificuldades que não é o somatório das duas deficiências e sim o multiplicativo da dupla perda. Embora haja duas perdas não é considerada deficiência múltipla (DMU), é sim uma deficiência única, pois requer uma abordagem específica que não é a utilizada com pessoas com surdez e nem a utilizada para pessoa com cegueira. Há a necessidade de um outro suporte que atenda as suas especificidades e necessidades. E quando lhe é oportunizado a interação com o meio e com as pessoas tem uma vida social com qualidade, tem acesso às informações, além de orientação, mobilidade, educação e trabalho.
          IKONOMIDIS,2010 define deficiência múltipla a partir do exposto na coletânea do MEC :
...é o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. No entanto, não é o somatório dessas alterações que caracterizam a múltipla deficiência, mas sim onível de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas”. (MEC, 2006).

A principal diferença entre a surdocegueira e a DMU se refere à possibilidade das pessoas com estas deficiências de receber ou não as informações sobre o mundo que as cercam, sobre o que está à sua volta.
Segundo MAIA, 2011:
A pessoa que nasce com surdocegueira ou que fica surdocega não recebe as informações sobre o que está sua volta de maneira fidedigna, ela precisa da mediação de comunicação para poder receber, interpretar e conhecer o que lhe cerca.(...) Na deficiência Múltipla não garantimos que todas as informações muitas vezes chegam para a pessoa de forma fidedigna, mas ela sempre terá o apoio de um dos canais distantes (visão e ou audição) como ponto de referência, esses dois canais são responsáveis pela maioria do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida.”

        Os alunos com surdocegueira ou DMU apresentam necessidades físicas , médicas, emocionais e educativas sendo que em todas elas tem como necessidade básica a comunicação que pode ser receptiva, quando se recebe e processa a informação seja através da escrita, da fala, da Libras, de odores e outros e expressiva, quando se expressa através do uso de objetos, do sorriso, do comportamento, de gestos, de toque, da voz, do choro, do grito etc. Portanto, eles necessitam:
  • Que a comunicação inicial seja pelo movimento corporal e vocalizações.
  • Aprender por rotinas organizadas.
  • De uma caixa de antecipação, que será sua primeira estratégia de comunicação.
  • De estimulação para utilização do tato;
  • Que haja um mediador para trazer as informações de maneira integral e coerente se torna imprescindível;
  • De sistemas adequados de comunicação;
  • Da utilização de gestos ou movimentos com os quais tenham a intenção de comunicar-se e desfrutar das atividades propostas.
  • Da utilização de objetos de referência que possam representar as atividades a serem executadas, os horários a serem seguidos, qualificadores para qualificar ações, por exemplo: para Sim e Não o sim é representando por um objeto em formato de X e o Não em formato de Círculo, os lugares e as pessoas.
      E para a aquisição da comunicação, algumas estratégias são utilizadas para pessoas com surdocegueira e DMU:

  • Técnica de mãos sobre mãos e mão sob mãos e outros movimentos corporaisonde o adulto ou professor auxilia ou apresenta o mundo à pessoa com sudocegueira;
  • O Tadoma que estabelece a comunicação através da sinestesia,  a escrita no corpo ou nas mãos, a percepção das vibrações da voz e das simbologias( Língua de sinais nas mãos) e etc;
  • Organização de rotinas para que através da repetição sejam criados os hábitos;
  • Objetos de antecipação e referência para que os alunos apreendam e memorizem as atividades diárias, noções de tempo, espaço e sujeitos;
  • Pistas de contextos, de movimentos e táteis para indicar a pessoa determinados procedimentos ou atividades;
  • Desnaturalização do objeto para a escrita ou do sinal para o símbolo quando o aluno já reconhece os objetos de referências e antecipação e pode evoluir conceitualmente para a escrita;
  • Pranchas e painéis imagéticos para promoção da comunicação alternativa e aumentativa;
  • Constituição de sistemas de comunicação: Libras, Língua portuguesa escrita e oralização, Braille e etc.

Referências

IKONOMIDIS, Vula Maria Apostila sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,2010.
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar -Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla.Coletânea UFC-MEC/2010;

MAIA,Shirley Rodrigues, Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. São Paulo:2011

3 comentários:

  1. Edma,seu texto ficou muito bom.Breve e completo.Parabéns mais uma vez pelo desempenho.

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  2. Edma, realmente a comunicação é muito importante, no meu texto faltou eu falar das pranchas de comunicação, que é uma alternativa de suma importância para a pessoa com deficiência múltipla. Parabéns pelo seu texto.

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  3. Olá Edma,
    Parabéns pela sua postagem, você abordou com clareza as necessidades básicas dos educandos com DMU e Surdocegueira e as estratégias necessárias para a aquisição da comunicação.

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