FECHAMENTO AEE
Cursista; Edma Rosa da Cruz Soares
Goiânia, 26 de junho de 2013.
Cursista; Edma Rosa da Cruz Soares
Goiânia, 26 de junho de 2013.
Os professores de AEE tem como função primordial o atendimento aos alunos com deficiências como intelectual, física, auditiva, visual, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades, no sentido de diminuir as barreiras encontradas por estes no processo de aprendizagem. Este atendimento deve acontecer para alunos matriculados na escola comum no contraturno, tendo como foco a construção e adequação de recursos que auxiliem a aprendizagem dos mesmos na sala de aula comum. Os professores de AEE devem ainda promover a interlocução com professores da sala comum e com as famílias dos educandos, além de promover a gestão das Salas de Recursos, sendo assim, assume papel fundamental para garantir a inclusão dos alunos com deficiência na escola comum.
Para que o atendimento ocorra, a primeira atribuição dos professores de AEE é a construção do PLANO DE ATENDIMENTO para cada educando. A primeira etapa da construção de cada plano é o ESTUDO DE CASO, que pretende descrever o aluno em todas as suas especificidades, pois conhecendo melhor o aluno, é possível planejar melhor o trabalho com o mesmo. Como sugestão para que o ESTUDO DE CASO seja completo, este nos foi apresentado em quatro etapas, sendo: apresentação do problema, esclarecimento do problema, identificação da natureza do problema e resolução do problema. É o estudo de caso que permite ao professor maior conhecimento do aluno, pois o mesmo definirá suas potencialidades, sua história de vida, suas áreas de interesse, seu desmpenho cogntivo, psicomotor, sócio-afetivo e emocional, bem como suas dificuldades.
A partir do Estudo de Caso, os professores de AEE elaborarão o Plano de AEE para cada educando e definirão, juntamente com os demais professores do educando os objetivos a serem alcançados e atividades a serem trabalhadas, bem como os recursos a serem adaptados ou adquiridos. O Plano de AEE permite tanto ao professor de AEE quanto ao professor da sala de aula comum planejar o trabalho pedagógico a ser realizado com o aluno, pois estabelece o planejamento para o mesmo a partir de sua individualidade, vendo-o como um ser humano com suas potencialidades e especificidades e não a partir de suas deficiências, eliminando as barreiras que o distanciam do processo de aprendizagem, autonomia, interação e participação do mesmo na escola e em outros ambientes. O plano deve prever um conjunto de atividades a serem desenvolvidas na Sala de Recursos em constante interlocução com o professor da sala de aula comum, em certo período de tempo, definindo assim a organização do mesmo, a forma dos atendimentos, que são pedagógicos e não clínicos, os recursos e parcerias necessárias para o atendimento do aluno. Dessa forma, o Plano de AEE é fundamental para o desenvolvimento do aluno tanto na sala de recursos, quanto na sala de aula comum.
Realmente Edma, essa parceria entre os professores da escola com o professor do AEE é muito importante, infelizmente ainda temos muitas salas RM com professores que trabalham isoladamente. Concorda?
ResponderExcluirÉ verdade, mas com certeza estamos trilhando o caminho certo na busca de mais conhecimentos para mudar essa realidade.
ResponderExcluirConcordo com vocês, ainda temos muitas dificuldades para realizarmos o nosso trabalho com total parceria dos professores da sala de aula comum, acho que seja até mesmo por falta de conhecimento da importância do AEE na vida escolar destas crianças, mas, acredito que à medida que o nosso trabalho for reconhecido esta realidade tende a mudar.
ResponderExcluirParabéns Edma, gostei muito do seu texto, você explanou claramente as atribuições do professor do AEE. Um abraço
Acredito que essa dificuldade na interlocução faz parte do processo, pois sempre que surge algo novo se faz necessário algum tempo para que as pessoas entendam e acreditem no trabalho que está sendo realizado. Quem está inserido nesse processo tem clareza da necessidade do atendimento na SRM e sabe que este surgiu a partir de vários estudos e que tem forte fundamentação, ao contrário do que muitos pensam. Conhecendo mais o trabalho e seus objetivos, tendo mais informações como as que foram trazidos nesse texto, penso ser um passo para que as pessoas que não conhecem e que muitas vezes atacam esse atendimento, percebam um pouquinho da sua grande importância para essas crianças que tenham algum tipo de comprometimento.
ResponderExcluirComo você citou, o estudo de caso é realmente muito importante, por meio dele, podemos conhecer melhor o aluno e assim atender melhor as suas necessidades.
ResponderExcluirEdma, no seu texto ficou bem evidente a importância da interlocução entre os profissionais e familiares, para o pleno desenvolvimento do trabalho realizado na SRM. Penso que esse recurso tão necessário deve ser ampliado através da persistência do professor de AEE.
ResponderExcluirHoje fica mais claro compreender,a diferença de varios trabalhos realizados em salas comuns com alunos que apresentam algum tipo de deficiência,com o trabalho realizado pelo professor de AEE. A falta de conhecimento,planejamento leva a frustração do trabalho realizado junto a essas crianças,pelos professores que estao ali dia a dia com essas crianças.Distorcendo este atendimento no contraturno como reforço escolar.Nao favorecendo assim nenhum crescimento ao aluno.Atendimento Educacional Especializado e reforço escolar nao devem ser confundidos,pois seus objetivos são totalmente diferentes.Pois um aluno bem assistido promoverá uma melhor interação com a escola comum.
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