terça-feira, 21 de maio de 2013

PESQUISA SOBRE SALA DE RECURSOS


PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: EDMA ROSA DA CRUZ SOARES
Número da Turma: T 01 GO
Estado / Município Polo: GOIÂNIA
Estado / Município Abrangência: GOIÂNIA
Nome da Escola: E.M.DE TEMPO INTEGRAL MARIA ARAUJO DE FREITAS
Estado / Município da Escola: GO/GOIÂNIA
Data(s) da realização da pesquisa: 06 DE MAIO DE 2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.( )
2.( )
3.( )
4.( )
5.( )
Mais que 5.(X ) Quantas? 33
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim ( x ). Até o momento sim, porque muitas pessoas com deficiência, em idade escolar, ainda não estão matriculadas na escola regular.
Não ( ). Quantas salas faltam? ___________

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
( )

Entre 10 e 20.
( X )

Mais de 20.
( )
Quantos? ____

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
  • A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
( )
  • A formação do professor específica para o AEE.
(X)
  • A demanda de alunos.
( )
  • Outros. Especifique: __________________
( )
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(X)
Rede Estadual.
( )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

X



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

X



Ponteira de boca ou de cabeça

X



Tesoura mola

X



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
X


X

Plano inclinado
X


X

Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física

X



Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
X


X

Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

X



Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

X



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
X


X

Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz

X



Teclados virtuais com varredura

X



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

X



Colméia de acrílico para teclado
X




Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

X



Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

X



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

x



Mouse com plug para entrada de acionador
x



x
Monitor de tela de toque

x



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

x



Software leitor de tela

x



Software de OCR para leitura de texto impresso

x



Software para ampliação de tela

x



Reglete
x



x
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais

x



Caderno para escrita ampliada

x



Lupa com luz, manual ou de mesa

x



Lupa sem luz, manual ou de mesa
x



x
Lupa eletrônica
x




Guia para assinatura

x



Máquina de escrever em Braille

x



Impressora Braille

x



Sorobã

x



Calculadora com retorno auditivo

x



Bengalas dobráveis

x



Relógio com retorno auditivo ou relevo

x



Jogos com sinalização em Braille ou relevo

x



Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez

x



Sistema FM

x



CDs ou softwares em libras e português
x



x
Dicionário em libras

x



Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

x




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

  • Oferece o AEE.
(x)
  • Promove formação continuada de professores de AEE.
(x)
  • Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(x)
  • Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
(x)
  • Orienta as famílias.
(x)
  • Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(x)
  • Outras. Especifique:
( )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
  • Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 04
  • Quantos são de outras escolas? 0

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (x). De que forma?
Estabelece as atribuições da professora da Sala de Recursos e sua interlocução com os professores da sala de aula comum, define as formas e horários de atendimento, prevê o atendimento a alunos de escolas vizinhas.

Não ( ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação

  • Construção ou adequação de rampas.
(1)
  • Adequação de banheiros.
(x)
  • Sinalização sonora.
(x)
  • Alargamento de portas.
(1)
  • Sinalização visual.
(x)
  • Sinalização tátil.
(x)
  • Nenhuma adequação.
( )
Outros. Especifique:
( )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
*Conversa com a família do educando para composição do estudo de caso e orientações sobre o uso de recursos;
*Elaboração do plano de AEE de cada educando planejado junto aos professores da sala de aula comum;
*Produção de recursos para os educandos atendidos na SRM;
*Atendimento, acompanhamento do educando em sala de aula para verificação e avaliação da utilização do recurso.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não ( ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim (x ). Em que?
Auxilia ao educando o acesso aos componentes curriculares partindo de suas potencialidades, além de possibilitar maior sociabilização dos mesmos, trabalhando as diversas formas de linguagem.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Trocas de experiências e de ideias e sugestões nos momentos de planejamento e nos intervalos.
14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: A família comparece na SRM sempre que solicitada.

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
  • No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
( )
  • No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(x)

Como a escola pesquisada é de tempo integral os alunos são atendidos nos momentos de oficinas, em horários pré definidos de forma a não prejudicá-lo no acesso aos componentes curriculares.

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.


Um comentário: