segunda-feira, 20 de maio de 2013

EAD- EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Desafios e possibilidades.


EAD: Desafios e possibilidades
CURSISTA: Edma Rosa da Cruz Soares
Goiânia, 26/04/13

         A demanda da sociedade atual, com a globalização e com o desenvolvimento tecnológico consiste em mudanças e em quebras de paradigmas que nos levam a questionar e refletir sobre as transformações e a dinâmica do acesso à informação, uma vez que busca-se uma aprendizagem que se estenda ao longo da vida, permitindo a educação continuada na área de formação profissional. E para que isso aconteça, cresce cada vez mais a busca por cursos a distância.
         Assim, a EAD, como parte de uma política educacional nacional, caminha para o promoção do aumento da qualificação profissional através da oferta de cursos de formação inicial e continuada criando assim, mais oportunidades para jovens e adultos desenvolverem habilidades no manuseio dos recursos tecnológicos e se inserirem no mercado de trabalho.
No entanto, não podemos nos esquecer que para o sucesso em determinado curso, seja ele presencial, semi ou à distância, alunos e professores devem assumir seu papel com responsabilidade. É necessário que professores e alunos se sintam motivados, que troquem experiências, que dialoguem. Não basta ler o que é proposto, responder o que é sugerido. É preciso pensar sobre, refletir sobre, buscando assim uma aprendizagem significativa.
                  É o que relata MORAN(2007):

  "Um bom curso, presencial ou a distância, depende, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos.(...)Um bom curso depende também dos alunos. Alunos curiosos, motivados, facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador."

          A partir dessa reflexão é importante salientar que em um curso à distância é fundamental a disciplina do aluno em relação à organização de seu tempo de estudo. Precisamos estar atentos às datas pré determinadas pelos organizadores do curso para postagem das atividades e às postagens dos colegas, tutores coordenadores e outros, para possibilitarmos uma boa interlocução.
               Acredito ser esta uma de minhas maiores dificuldades, a qual pretendo superar com a obediência a horários pré-estabelecidos para dedicação aos estudos e com bastante disciplina.
             Um ponto facilitador para a disciplina no curso é a motivação para o mesmo. Sinto-me totalmente motivada e ansiosa pela continuidade dos temas que serão abordados no curso, visto que acredito que serão essenciais para a minha prática pedagógica.
Sendo assim, unindo disciplina e motivação, com certeza teremos um ótimo curso.
 Os textos sugeridos para leitura "O que é um bom curso à distância?" e "Contribuições para uma pedagogia da Educação on-line"apontam fatores que contribuem para um bom curso seja ele presencial ou virtual, colocando em destaque o papel do educador , dos alunos e da importância da interação entre todos os envolvidos no processo pedagógico.
           É o que complementa Moran, no texto Contribuições para uma pedagogia da Educação on-line:
A maior parte dos cursos presenciais e on-line continua focada no conteúdo, focada na informação, no professor, no aluno individualmente e na interação com o professor/tutor. Os cursos hoje – principalmente os de formação – convêm que sejam focados na construção do conhecimento e na interação; no equilíbrio entre o individual e o grupal, entre conteúdo e interação (aprendizagem cooperativa), um conteúdo em parte preparado e em parte construído ao longo do curso”.
Concordo plenamente com a afirmação"Não podemos perder de vista, a integração dos dois espaços – presencial e o virtual - e de fazer transições suaves entre ambos", pois acredito que essa integração promove maior qualidade ao curso. Além de possibilitar maiores condições de acesso ao conhecimento pelo espaço virtual, permite um laço afetivo e maior interação entre alunos e dos alunos com tutores pelo espaço presencial.



2 comentários:

  1. Oi Edma, também gostei muito do seu blog. Ficou um ambiente convidativo e com possibilidades de aprofundarmos nossos conhecimentos em relação ao AEE. Parabéns, e obrigada pela visita, sempre que puder, dê uma passadinha por lá. Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Temos mais novidades, atualização em 21/05/13. Visite o blog e conheça um pouco sobre meu trabalho na Sala de Recursos.

      Excluir